segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Os Assírios – Das origens ao fim do império

ANTES DE TUDO, GOSTARIA APENAS DE COMPARTILHAR COM TODO MUNDO QUE, ENFIM, O MEU PROJETO DE PESQUISA FOI APROVADO PELA FACULDADE RECENTEMENTE. DEPOIS DE TANTO ESFORÇO, É GRATIFICANTE SABER QUE VALEU A PENA. AGORA É SÓ CONTINUAR A PESQUISA.


Por: Lynn Glommy

Os Assírios foram povos de origem semita. Eram nômades e viviam da caça e do pastoril. São conhecidos pela cultura cruel e sanguinária com a qual flagelavam os povos vencidos.

No início do império assírio, a Babilônia estava no apogeu e sua superioridade aos assírios faz com que esses se tornem seus vassalos por um tempo.

Mas isso logo acabou, pois as lutas travadas contra os indo-europeus favoreceram o crescimento da Assíria, o que resultou na formação de um pequeno reino com sede em Assur (Mais tarde transferida para Nínive).

Os assírios eram povos que adoravam a prática de guerrilha. Seu poderio bélico era grandioso. Além disso, eles estavam estabelecidos numa região de ótimas condições geográficas e tudo isso contribuiu grandemente para as conquistas assírias, pois além de conquistar a região da Mesopotâmia, eles expadiram-se para a Armênia, Síria, Fenícia, Palestina e Egito.

A Assíria teve muitos soberanos, os principais foram:

· Teglatfalasar – Conquistou a Babilônia;

· Sargão II – Um dos mais importantes, pois durante seu império, a Assíria atingiu seu apogeu. Sargão fundou a dinastia Sargônida, conquistou o trono pela violência. Destruiu a Samaria, conquistou a Síria e fez com que o exército assírio se tornasse seu instrumento de conquista;

· Senaqueribe – Filho de Sargão II. Tinha uma ótima reputação militar e isso o ajudou em suas muitas conquistas;

· Assurbanipal.

Mesmo com tudo isso, o império assírio começou a decair. Entre outros motivos destacam-se a falta de interesse econômico, as intrigas palacianas, o tratamento rude que praticavam com os povos vencidos, os cegando, esfolando-os vivos e até mesmo arrancando suas cabeças e fincando em toras de madeira para servir de “adorno” aos portões da cidade. Essas práticas cruéis causaram ódio aos povos dominados que conseguiram se livrar do tratamento especial dos assírios, e fez com que esses povos se rebelassem contra a Assíria.

Com um cenário totalmente degradado, a Assíria decai ainda mais. É aí que chega Nabopolassar, em 612 a. C. invadindo e logo conquistando Nínive e fundando lá, o Segundo Império Babilônico. Era o fim do tirano império assírio.

A Assíria teve uma enorme importância para a história da humanidade. Além de tudo, eles foram um dos povos que mais conseguiram expandir seu território, mesmo que temporariamente. Além disso, foram os assírios que tiveram o primeiro exército organizado da história, com tropas de arqueiros, lanceiros, uso de carros de combate e cavalaria. Sem falar na contribuição às artes, com seus baixos-relevos em glorificação ao deus Assur.

Nenhum comentário:

Postar um comentário