terça-feira, 16 de agosto de 2011

Mudança de paradigmas na sala de aula

Todo professor já foi aluno, não é mesmo?! Se a gente inverter os lados e nos vermos, um pouco como alunos e não como professores, poderíamos muito bem, tentar encontrar os principais problemas na sala de aula.

O que você menos gostava na atitude de seus professores? O que te fazia perder a atenção? O que te fazia ter sono? O que te fazia detestar um professor? Será que você não está agindo da mesma forma que eles?

Educar é um desafio diário. Quanto a isso não restam dúvidas, mas nós, educadores, podemos tornar esse desafio mais agradável fazendo uma auto-avaliação, questionando nossos métodos e nos atualizando para trazer coisas atrativas aos nossos alunos.

Voltando novamente ao passado, quando você era aluno. Será que você não tinha algum professor que todos gostavam de suas aulas, de seus métodos de ensino, os quais todos conseguiam compreender bem o assunto proposto? Com certeza, ao menos uma vez na sua vida isso aconteceu. Então tente reproduzir o modo de ensinar desse professor. Não é plágio, nem imitação, é didático e válido se isso o ajudar.

Nenhum estudante gosta do professor que não conversa, que não se interessa por seus alunos, que não pergunta sobre suas vidas, sobre o matéria ensinada. O professor deve demonstrar interesse por cada um de seus alunos e deve questionar à turma se a sua forma de lecionar está sendo clara e algo muito importante: Deve falar a “língua” de seus alunos, usando um vocabulário que se adéqüe ao perfil da turma. Esse diálogo é essencial para um bom relacionamento entre alunos e professor, tornado a sala de aula um local de troca de conhecimentos.

Uma coisa que vale lembrar é que a confiança dos alunos é ganha com o tempo. Seja paciente. Não grite com a turma, isso só fará ela te detestar. Mostre que você pode ser diferente e espere alguns dias até que os alunos percebam isso. É preferível ser amado que ser temido na sala de aula. É preferível demonstrar autoridade e não autoritarismo. Quando for necessário repreender os alunos, faça-o de uma forma amistosa e civilizada, não expondo os defeitos deles, mas mostrando uma maneira de melhorá-los.

Outro recurso que os alunos adoram e que é muito interessante para o aprendizado é trazer ferramentas diferentes para a sala de aula, como música, teatro, jogos, dinâmicas de grupo, enfim, recursos que descentralizem a disciplina do quadro e do giz, pois isso atrai a atenção da turma e a aula nunca fica monótona e chata

O professor é uma figura muito presente na vida de todos nós. É alguém que vemos quase diariamente. Então porque não “quebrar o gelo” e além de professor, você se tornar amigo de seus alunos? Quando o professor toma essa atitude, o respeito, a atenção, a admiração e o carinho dos alunos vêm naturalmente, fazendo com que a sala de aula se torne um lugar agradável, acessível e disciplinado.

Lynn Glommy

Nenhum comentário:

Postar um comentário