Após serem derrotados na Bahia, os holandeses criaram a companhia das Índias Ocidentais e invadem Pernambuco, em busca de açúcar, em 1630. Mais de sete mil homens conquistaram Recife, e nos próximos vinte e quatro anos só houve guerras, disputas por poder e dinheiro, traições e acordos secretos. Nesse período, foi fundado um núcleo de guerrilhas por Matias de Albuquerque.
O Arraial do Bom Jesus fez surgir vários guerrilheiros que, entre vitórias e derrotas, conseguem vencer os holandeses. Após isso, ocorrem muitas mudanças: A capitania é arrasada, Matias de Albuquerque volta para a Europa e as tropas lusas são dirigidas pelo italiano Bagnuolo. Há aí uma certa liberdade religiosa. Liberdade essa que não incluía os judeus, que sempre estavam divididos entre os portugueses e os holandeses. Em seguida acontece a batalha de Guararapes, a qual faz os holandeses abandonarem o Brasil. Essa batalha teve apoio de índios e negros. Felipe Camarão morre e Henrique Dias perde uma mão.
O resultado dessa batalha foi o fortalecimento da colonização portuguesa, a manutenção dos senhores de engenho, o aumento de quilombos, devido às fugas dos escravos e a diáspora dos judeus de Pernambuco, pois eles estavam aliados aos holandeses que lhes prometiam mais espaço econômico e político. Ao serem expulsos de Pernambuco, os judeus foram para o norte da América (EUA) e lá, ajudaram a fundar Nova York.
A historiografia oficial afirma que a luta contra os holandeses causou um sentimento nativista em índios, negros e brancos. Fazendo-os sentirem vontade de libertar o país. E uma conseqüência disso é a Aclamação de Amador Bueno em 1641. Foi a primeira tentativa de independência do Brasil. Porém, o “rei” não queria esse título e como o povo acusava matá-lo se não aceitasse o título, ele fugiu para o Mosteiro de São Bento, onde fez com que os monges convencessem o povo a não matá-lo.
Em 1666 acontece a rebelião de Nosso Pai. Nosso Pai era uma procissão que aconteciam com grande participação popular. Em 1666, durante a procissão o capitão Jerônimo Furtado de Mendonça tentou prender autoridades da capitania, a resposta dos fiéis foi a agressão às autoridades e o controle da escolta. Mendonça foi derrotado e enviado para a Europa, onde iria ser preso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário